quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

Seu objetivo geral é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde. (CF 2012)

Campanha da Fraternidade 2012: Objetivo específicos
Em seu texto para reflexão, a Igreja apresenta-nos seis objetivos específicos: Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prá¬tica de hábitos de vida saudável. Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o supri¬mento de suas necessidades e a integração na comunidade. Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: Criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe.
Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socio¬culturais de nossa sociedade. Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento. Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde. (CF 2012)
Saúde e Doença: dois lados da mesma realidade
A vida, a saúde e a doença são realidades profundas, envoltas em mistérios. Diante delas, as ciências não se encontram em condições de oferecer uma palavra definitiva, mesmo com todo o aparato tecnológico hoje disponível. Assim, as enfermidades, o sofrimento e a morte apresentam-se como realidades duras de serem enfrentadas e contrariam os anseios de vida e bem-estar do ser humano. (CF 2012)
Saúde e salvação
A experiência da doença mostra que o ser humano é uma profunda unidade. Com a doença passamos a perceber o corpo como um “outro”, independente, rebelde e opressor.
Ninguém escolhe ficar doente. A doença se impõe. Ela pode tolher nosso direito de ir e vir. A doença é, por isso, um forte convite à reconciliação e à harmonização com nosso próprio ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário