sábado, 19 de novembro de 2011

Novembro: Mês da Igreja



Já estamos acostumados no Brasil a termos meses temáticos: agosto para as vocações, setembro para Bíblia, outubro para as missões. E novembro? Olhando as comemorações deste mês poderíamos arriscar: novembro – mês da Igreja.
Iniciamos o mês lembrando a Igreja do céu: todos os santos e santas e todos os fiéis defuntos. O atual modo de falar não distingue mais, como nos anos passados, entre Igreja triunfante (céu) e Igreja padecente (purgatório). Fala-se simplesmente em Igreja celeste. O purgatório é o estado daqueles que com certeza estão salvos, mas ainda não estão purificados de todas as penas devidas em decorrência do pecado. O céu é estado daqueles que já podem contemplar a Deus em sua glória! No lugar da anterior expressão Igreja militante, usa-se hoje Igreja terrestre. Somos nós, discípulos de Cristo que peregrinamos na terra rumo à pátria definitiva. E somos festejados também em novembro!

Muitas comunidades rezam no dia 09 de novembro, orientadas pelos subsídios litúrgicos, lembrando a dedicação da Basílica Maior de São João do Latrão, catedral de Roma, mãe de todas as Igrejas. É o aniversário da dedicação a Cristo, o Salvador, de um edifício romano, no ano de 324. Sendo a catedral da Diocese de Roma e, por assim dizer, a catedral do Papa, ela é sinal de todos os fiéis desta terra.
Chama a atenção, porém, as leituras propostas para a missa: elas não põem o acento nas construções. A primeira leitura (da profecia de Ezequiel 47,1-2.8-9.12) fala da bênção que emana do Templo e dá vida a tudo, plantas, animais e pessoas, saneando inclusive a água salgada. O salmo 45 faz eco dessa leitura. A segunda leitura (da primeira carta de Paulo aos Coríntios 3,9c-11.16-17) é explícita: somos nós a construção de Deus, edificados sobre Jesus Cristo, como templos do Espírito de Deus. O Evangelho segundo João (2,13-22) traz uma revelação, só compreendida à luz da Ressurreição: Jesus Cristo é o “lugar” do encontro com Deus.
                                                   
Fonte: www.diocesedeosorio.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário