domingo, 27 de novembro de 2011

1º Domingo do Advento "Vigiai"

Vela Roxa
O primeiro domingo do Advento marca o início do novo ano litúrgico, com cinquenta e duas semanas, que terá seu decurso ao longo de 2012. Este ano litúrgico se antecipa ao ano civil. Na liturgia, de maneira didática e edificante, através da leitura bíblica, dia a dia, ao longo do ano, com o destaque maior aos evangelhos, se refaz a trajetória da vida de Jesus e das comunidades primitivas que se situam na origem da Igreja. Nos domingos do Tempo Comum é feita a leitura sequencial dos evangelhos sinóticos, Mateus, Marcos, e Lucas, um em cada ano, sucessivamente, em um ciclo de três anos. Neste novo ano que se inicia, ano B, temos a leitura dominical do evangelho de Marcos. O evangelho de João é lido todos os anos em alguns domingos da Quaresma e nos domingos do Tempo Pascal.
A liturgia deste primeiro domingo do Advento é marcada por textos no estilo escatológico, descritivo dos últimos tempos. Na perspectiva escatológica "tempo" (kairós) não é tomado como sucessão cronológica mas significa "ocasião", "oportunidade", "momento" (cf. Ecl 3,1-8). O próprio Marcos já registra no início de seu evangelho a proclamação de Jesus: "O tempo já se cumpriu" (Mc 1,15). Agora, na parte final do evangelho, encerrando-se o ministério de Jesus, temos a advertência e a exortação à vigilância, pois não se sabe quando chegará o momento.
O Advento é um tempo de encontro com Jesus. A memória de seu nascimento aponta para a realidade de sua presença eterna entre nós. A recapitulação da vida de Jesus, com as leituras seqüenciais dos evangelhos ao longo do ano litúrgico, ajuda-nos, cada vez mais, a reconhecer hoje a sua presença no mundo, na comunidade e entre os pobres e excluídos. Jesus, Filho do Homem, é o Jesus filho de Deus, Pai e Mãe, nascido de Maria, que viveu com seus pais em Nazaré e que, depois do batismo de João, envolveu-se no ministério da libertação dos oprimidos, comunicando sua vida divina e eterna a todos que nele crêem e a todos que amam, respeitam e promovem a vida.
Já se vive os últimos tempos. É o tempo do amor e da paz, é o momento do encontro com Jesus. A tônica do Advento é a vigilância para o reconhecimento e a acolhida de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Os evangelhos deixam transparecer que os próprios discípulos que conviveram com Jesus, marcados pela cultura e religião da época, foram lentos em compreendê-lo. Os que permanecem dormindo não reconhecem o tempo de Jesus. Estar vigilantes é escapar das malhas dos poderosos deste mundo e reconhecer e aderir à mensagem libertadora e vivificante de Jesus que vem ao nosso encontro. É comprometer-se, alegres, com a prática da justiça, conforme os caminhos de Deus, revelados por Jesus (primeira leitura). O ano que desponta é o tempo da construção do mundo novo possível, de justiça e paz, de fraternidade e partilha, pois é fiel o Deus que nos chama para realizar tal sonho (segunda leitura). 

Fonte: Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário