domingo, 30 de dezembro de 2012

Sagrada Família

Nazaré é a escola em que se começa a compreender a vida de Jesus, é a escola em que se inicia o conhecimento do Evangelho. Aqui se aprende a observar, a escutar, a meditar e a penetrar o significado tão profundo e misterioso desta manifestação do Filho de Deus, tão simples, tão humilde e tão bela. Talvez se aprenda também, quase sem dar por isso, a imitá-la.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal com Jesus



Vim pra ficar na tua casa. Eu vim ao mundo, numa noite fria e eis que nasci em uma pobre manjedoura pois não havia lugar para mim na hospedaria. Mesmo diante das circunstâncias que o mundo me ofereceu, recebi um profundo amor de Maria e José, meus pais, que antes do meu nascimento prepararam tudo para a minha chegada. O tempo foi passando e fui crescendo em sabedoria e humildade, e fiz a minha opção em buscar as coisas do Pai. Em virtude desta minha escolha vieram muitas coisas boas, realizei curas, milagres, prodígios, com isso muitas pessoas mudaram de vida, se converteram, passaram a crer em Deus e suas vidas se modificaram. Mas ao aceitar os planos do Criador em minha história, apareceram as dificuldades, tribulações e sofrimentos que me levaram a morte na Cruz. Apesar de tudo o que passei, se fosse necessário faria tudo novamente, pois o Pai jamais me abandonou, e me ensinou que o significado do amor está em dar a vida por amor ao próximo, e é perdendo que se ganha a eternidade. E esta é minha história que se comemora todo ano, recordando o menino que veio salvar o que estava perdido, e você pode se tomar um Salvador de Almas, acolhendo a estas palavras e deixando que eu entre em seu coração. "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo." Ap 3,20. "Não temas; de agora em diante serás pescador de homens." Lc 5,10. Um Santo Natal e que Jesus e Maria abençoem você e sua família. E que venha um Ano Novo cheio de paz.

Feliz Natal!

Fonte: http://www.mensagenscomamor.com/datas-especiais/mensagens_de_natal_religiosas.htm

domingo, 23 de dezembro de 2012

Progamação da Paróquia no período do Ciclo do Natal

Dia 24/12/2012: Ás 21:00hrs Missa Da Virgília de Natal

Dia 25/12/2012: Ás 09:00hrs Missa do Natal das Crianças
                          Ás 21:00hrs Missa Solene do Natal do Senhor

Dia 29/12/2012: Ás 19:00hrs Missa  (na Igreja de Fátima)

Dia 30/12/2012: Ás 07:00hrs Missa  (Sagrada Família)
                          Ás 19:00hrs Missa  (Sagrada Família)

Dia 31/12/2012: Ás 21:00hrs Missa de Final de Ano

Dia 01/01/2013: Ás 09:00hrs Missa (Santa Maria Mãe de Deus)

Dia 04/01/2013: Ás 19:00hrs Missa (Sag. Coração de Jesus)

Dia 05/01/2013: Ás 19:00hrs Missa (na Igreja de Fátima)

Dia 06/01/2013: Ás 07:00hrs Missa (Epifânia do Senhor)
                          Ás 19:00hrs Missa (Epifânia do Senhor)

sábado, 15 de dezembro de 2012

Missa solene de Reinauguração e Benção da Torre da Igreja de Mulungú

             Foi realizada ontem a Missa solene de Reinauguração e benção da torre da Igreja de Mulungú. Desde o mês de julho a capela passava por uma reforma (troca do reboco , construção de uma torre e pintura).
           A capela de Mulungu tornou-se uma das mais belas da paróquia de Ipaporanga, graças às contribuições e o desempenho da comunidade.


sábado, 1 de dezembro de 2012

Paróquia apresenta o presépio 2012




A paróquia de Ipaporanga apresentou na missa de hoje o presépio deste ano. Na missa o Pe. Antonio José agradeceu as pessoas que ajudaram a arma-lo: Ocelmo, Diego, Romário, Lucas e outras pessoas da comunidade.  Neste ano o presépio se mostra como uma grande tenda sobre os personagens distribuídos sobre palhas, com uma iluminação bem elaborada.

domingo, 25 de novembro de 2012

Solenidade de Cristo Rei



           Neste domingo , 25, a Igreja celebra a solenidade de Cristo Rei. Para os católicos, esta festa marca o encerramento do ano litúrgico, ou seja, para a Igreja é iniciado um novo tempo da liturgia.
           Em 2012, os católicos foram convidados a acompanhar as leituras que marcam o Ano B da liturgia; assim, para o próximo ano, será refletido o Ano C. Segundo o sacerdote da Comunidade Canção Nova, padre Adriano Zandoná, este é um momento muito especial e significativo, porque faz com que a Igreja sinalize o aspecto do reinado de Jesus Cristo.
            “Cristo foi humilhado, crucificado e sofreu em sua vida terrena, mas, como diz a Carta de São Paulo aos Felipenses, no capítulo 2: ‘Deus o exaltou e lhe deu um nome que está acima de todo nome e que todo joelho se dobrará no céu, na terra e no inferno diante do nome de Jesus, porque mesmo Ele ter sofrido na carne a sua Paixão para nós salvar Deus o exaltou e o fez Rei por todo o universo’”, disse padre Zandoná.
O sacerdote ainda ressaltou algo interessante sobre esta solenidade, pois além de festejarmos a festa do reinado de Jesus Cristo também encerramos o Ano Litúrgico da Igreja.
            “A liturgia da Igreja se encerra antes do ano civil; desta forma, vamos iniciar o Ano C com enfoques específicos nos Evangelhos e em todas as leituras. A liturgia não é uma coisa morta, mas dinâmica; e, a cada tempo, ressalta um peculiaridade do mistério da salvação e redenção de Jesus”, explicou o padre.
Na próxima semana, a Igreja inicia o Tempo do Advento, ou seja, um momento de preparação para o nascimento do Salvador.

Fonte: Tv Canção Nova

sábado, 17 de novembro de 2012

Obras da Igreja do Bairro Central

       
            As obras de construção da Igreja  Nossa Senhora de Fátima no Bairro Central estão a todo vapor. Muitos passos já foram tomados nesses últimos meses.

*Colocação das portas e janelas;
*Colocação das estruturas de ferro das janelas;
*Aumento do presbitério;
*Instalação elétrica;
*instalação hidráulica;
*Conclusão do banheiro;

 Os próximos passos serão:
*Compra dos vidros das janelas e vitrôs;
*Reboco interno e externo;
*Piso grosso;


Desenho esquemático da fachada da igreja

domingo, 14 de outubro de 2012

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Nossa Senhora Aparecida




A Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi encontrada no rio Paraíba na segunda quinzena de outubro de 1717, é de terracota, isto é, argila que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado, medindo 40 centímetros de altura.

Hipoteticamente, ela teria, originalmente, uma policromia, como era costume na época, mas não há documentos que comprovem. Quando foi pescada, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido aos anos em que esteve mergulhada nas águas e no lodo do rio.

A cor acanelada com que, hoje, é conhecida ,deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros. Seu estilo é seiscentista, como atestam alguns especialistas que a estudaram.

Entre os que confirmam ser a Imagem do Século XVII estão o Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva Nigra e Dom Paulo Lachenmayer.

 

Finalmente, em 1978, após o atentado que a reduzira em quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi – na época diretor do Museu de Arte de São Paulo – que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens brasileiras.


Foi totalmente reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Ainda conforme estudos dos peritos mencionados, a Imagem foi moldada com argila paulista, da região de Santana do Parnaíba, situada na Grande São Paulo.

O mais difícil foi determinar o autor da pequena imagem, pois não está assinada ou datada. Assim, após um estudo comparativo, os peritos chegaram à conclusão de que se tratava de um escultor, discípulo do monge beneditino Frei Agostinho da Piedade, e também seu colega de Ordem, Frei Agostinho de Jesus.

Caracterizam seu estilo: forma sorridente dos lábios, queixo encastoado, tendo, no centro, uma covinha; penteado, flores em relevo, nos cabelos, broche de três pérolas na testa e porte empinado para trás.

Todos estes detalhes se encontram na Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e, por isso, concluíram os peritos, Dom Clemenente da Silva Nigra e Dom Paulo Lachenmayer, que a Imagem foi esculpida pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus.

Coroa e Manto

A partir de 8 de setembro de 1904, quando foi coroada, a imagem passou a usar, oficialmente, a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, bem como o manto azul-marinho.

Na nossa Paróquia Nossa Senhora aparecida é Padroeira das comunidades de Grotas e no Bairro Bom Principio.

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/padroeira/01.htm

sábado, 6 de outubro de 2012

Mês Missionário


Outubro é o mês que a Igreja Católica de todo o mundo busca destacar e valorizar as iniciativas missionárias e favorecer a consciência dos fieis sobre essa dimensão tão importante.
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) entidade responsável pela promoção e organização da Campanha Missionária e pelos subsídios de reflexão para todo o país escolheu como tema da campanha deste ano: ‘Brasil missionário partilha a tua fé’.
“O objetivo é promover e despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias, bem como realizar uma Coleta mundial para o sustento de atividades de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, sobretudo em países onde os cristãos são ainda uma minoria e as necessidades materiais são mais urgentes”, destacou padre Camilo Pauletti, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil em artigo no site das POM.
A Campanha Missionária 2012 está em sintonia com o 3º Congresso Missionário Nacional, o 4º Congresso Missionário Americano e o 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4 – Comla 9). Eventos que demonstram a unidade da Igreja em torno do objetivo da evangelização dos povos do continente americano.
Padre Camilo acredita que a valorização e o trabalho de divulgação do Mês Missionário deve também acontecer durante todo o ano.
“As Pontifícias Obras Missionárias têm o papel de preparar a Campanha Missionária que se desenvolve todos os anos, mas não devemos celebrar a missão apenas em outubro, mês missionário, pois todo dia é missionário. A celebração em outubro é uma forma de destacar a Missão da Igreja, por isso, nós preparamos o material que é enviado a todas as dioceses, congregações, grupos e colégios em todo o Brasil”.
Diversos materiais foram preparados para as dioceses, paróquias e comunidades bem celebrarem este momento.
Um DVD com testemunhos de missionários, uma novena, orações e a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões, além da oração dos fieis para as celebrações eucarísticas e o envelope para a coleta missionária, são os materiais que foram preparados pelas POM.
A coleta missionária que visa contribuir para os projetos sociais e missionários nos cinco continentes acontece nos dias 20 e 21 de outubro.
Durante o Mês Missionário todo cristão batizado é convidado a rever sua postura com o mandato missionário que Cristo fez a todos: ‘Ide e evangelizai’.
O diretor das POM percebe que essa postura pode ser empreendida a partir da vivência da “solidariedade, da partilha e da ajuda mútua em todas as partes do mundo, seja na oração, no testemunho e na generosidade com a oferta”.
Fonte: http://www.anjosdejesus.com/noticias/2012/10/03/mes-missionario-despertar-consciencia-e-vocacoes-missionarias

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Festa de Grotas


Reforma da Igreja de Mulungú


            No dia 20 de julho a comunidade de Mulungú iniciou a reforma de sua Igreja. O primeiro passo da reforma foi a retirada do antigo reboco, depois com a chegada dos materiais a capela foi rebocada e se iniciou a construção da torre em frente a igreja. A comunidade está de parabéns pela reforma


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Santa Teresinha


Não quero ser santa pela metade, escolho tudo".

A santa de hoje nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma" e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de outubro de 1897 dizendo suas últimas palavras: "Oh!...amo-O. Deus meu,...amo-Vos!"

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!
Fonte:  http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=1&mes=10

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sao Cosme e Damião

Cosme e Damião eram irmãos e cristãos. Apesar da tradição, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Desde muito jovens ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e se diplomaram na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. 

Os irmãos não cobravam absolutamente nada pelos tratamentos, mas tudo faziam com caridade e dedicação. A fama de Cosme e Damião despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. O governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.

Mandou que fossem barbaramente torturados por se negarem a aceitar os deuses pagãos. E em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os Santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina. 

Fonte: http://www.a12.com/santuario/capela/santo_do_dia.asp?date=26/9/2011

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Nossa Senhora da Salete


Em meados de setembro de 1846, um camponês de Ablandins, Pedro Selme, está com o pastor adoentado. Desce a Corbs, até a casa de seu amigo, o carroceiro Giraud:-”Empresta-me teu Maximino por alguns dias…”-”Maximino pastor? Ele é irresponsável demais para tanto !…” Conversa vai, conversa vem…, a 14 de setembro o garoto Maximino vai a Ablandins.
No dia 17 percebe a presença de Melânia na aldeia. No dia 18 vão pastorear seus rebanhos nos terrenos de Comuna, no monte Planeau.  Conversam então, e decidem voltar a pastorear juntos no dia seguinte e no mesmo lugar.
No sábado, 19 de setembro de 1846, bem cedo, as duas crianças sobem as ladeiras do monte Planeau. O sol respandecia sobre as pastagens… Ao meio dia, no fundo do vale, o sino da Igreja da aldeia toca a hora do Angelus.
Maximino e Melânia tornam a subir pelo vale até a “fonte dos homens“. Junto à fonte, comem pão e um pedaço de queijo. Outros meninos pastores, que pastoreiam mais abaixo, juntam-se aos dois e passam a conversar. Depois que eles partiram, Maximino e Melânia atravessam o regato e descem alguns passos até os dois assentos de pedras empilhadas, junto a poça seca de uma fonte sem água: e a “pequena fonte“.
Uma estranha claridade
Contrariamente a seu costume, as duas crianças se estendem sobre a relva…e adormecem. O clima sob o sol de final de verão, é agradável. Nem uma nuvem no céu. calma e ao silêncio da montanha.
Bruscamente Melânia acorda e sacode Maximino!-”Maximino, Maximino, vem depressa, vamos ver nossa vacas…Não sei onde andam!”. Rapidamente sobem a ladeira oposta ao Gargas. Voltando-se, têm diante de si toda a pradaria: as vacas lá estão ruminando calmamente. Os dois pastores se tranquilizam. Melânia começa a descer. A meio caminho se detêm imóvel e, de susto, deixa cair o cajado.- “Maximino, olha lá, aquele clarão!
Junto à pequena fonte, sobre um dos assentos de pedra…um globo de fogo. “É como se o sol tivesse caído lá“. No entanto, o sol continua brilhando num céu sem nuvens.
Maximino corre gritando:- “Onde está? Onde está?” Melânia estende o dedo para o fundo do vale onde haviam dormido. Maximo para perto dela, cheio de medo e lhe diz:- “Segura o teu cajado, vai! Eu seguro o meu e lhe darei uma paulada se “aquilo” nos fizer qualquer coisa“. O clarão se mexe, se agita, gira sobre si mesmo. As duas crianças faltam palavras para externar a impressão de vida que irradia desse globo de fogo. Uma mulher ali aparece, assentada, a cabeça entre as mãos, os cotovelos sobre os joelhos, numa atitude de profunda beleza.
Fonte: http://blog.cancaonova.com/marinaadamo/2007/09/19/historia-da-aparicao-de-nossa-senhora-da-salette/

sábado, 15 de setembro de 2012

Nossa Senhora das Dores



"Quero ficar junto à cruz, velar contigo a Jesus e o teu pranto enxugar!"

Assim, a Igreja reza a Maria neste dia, pois celebramos sua compaixão, piedade; suas sete dores cujo ponto mais alto se deu no momento da crucifixão de Jesus. Esta devoção deve-se muito à missão dos Servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa – e sua entrada na Liturgia aconteceu pelo Papa Bento XIII.

A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo.

Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oblação de si para uma civilização do Amor.

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

Fonte:  http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/

domingo, 9 de setembro de 2012

Aniversário da IAM

          O grupo da Infância e Adolescência missionária celebrou hoje o seu primeiro aniversário, que contou com uma manhã interativa e espiritual. A programação se iniciou com a santa missa e logo após se o grupo se dirigiu para o salão paroquial para assistir as apresentações preparadas por cada grupo.



domingo, 2 de setembro de 2012

Infãncia e Adolescência Missionária


        
            A Infância e Adolescência Missionária está se preparando para comemorar seu primeiro aniversário. Dia 09 de setembro terá uma programação repleta de atividades. Os grupos estão ensaiando apresentações com músicas do repertório da Infância Missionária.